sexta-feira, 6 de março de 2009

Parlamento Europeu recomenda alargamento da idade da reforma


O Parlamento Europeu recomendou hoje que os Estados-Membros da União Europeia alarguem a idade da reforma, numa base voluntária, já que o envelhecimento da população tem fortes implicações na despesa pública.

Quanto à despesa pública, o discurso no parlamento incidiu em matérias como as pensões, cuidados de saúde e cuidados prolongados na terceira idade.

Num relatório aprovado em plenário, os eurodeputados também recomendaram que os Estados-Membros mantenham níveis adequados de financiamento para a segurança social e regime de pensões.

Caso se mantenham os níveis actuais de imigração, a população activa da Europa irá passar de 227 milhões, em 2005, para 183 milhões até 2050.

De acordo com estimativas recentes, o número total de pessoas empregadas deve aumentar em vinte milhões até 2017 mas depois reduzirá cerca de trinta milhões em 2050.

Ou seja, caso se confirmem as previsões, se em 2005 havia quatro pessoas em idade de trabalhar por cada cidadão de 65 anos ou mais, em 2050 a proporção será de dois trabalhadores por cada pessoa maior de 65 anos.

O relatório foi aprovado por 480 votos a favor, 44 contra e dez abstenções.


20 de Novembro de 2008
Agência LUSA.

Sem comentários: