sábado, 28 de março de 2009

Obama e Medvedev a 10 de Abril



O primeiro encontro dos presidentes da Rússia e Estados Unidos, Dmitri Medvedev e Barack Obama, que se realizará no dia 01 de Abril, vai marcar uma nova etapa nas relações entre os dois países, declarou hoje o assessor do Kremlin para assuntos internacionais.

Serguei Prikhodko afirmou aos jornalistas que os presidentes deverão "acertar os relógios", fazer um inventário de todos os aspectos da agenda russo-americana e pôr em marcha uma nova etapa nas relações entre os dois paísex.

"Temos em conta que o primeiro encontro terá um carácter de tiro de partida. Cada uma das partes trará as suas prioridades, os seus acentos e a sua visão da política externa", declarou.

Serguei Prikhodko chamou a atenção para as intenções construtivas da nova administração norte-americana para "corrigir as relações bilaterais, pôr em andamento um trabalho conjunto baseado no pragmatismo, no reconhecimento dos interesses mútuos e sem nenhum tipo de preconceitos ideológicos".

Ao mesmo tempo, o assessor do Kremlin sublinhou que "mantendo posturas realistas, entendemos perfeitamente as contradições que nos dividem e não temos ilusões de que serão fáceis de superar".

O funcionário russo informou também que Medvedev irá propôr ao seu homólogo norte-americano a monitorização conjunta das ameaças de mísseis, como alternativa ao sistema norte-americano de defensa anti-míssil na Europa.

"Recordaremos a nossa proposta de vigiar de forma conjunta as ameaças de mísseis na direcção sul", sublinhou.

Serguei Prikhodko revelou também que Medvedev e Obama irão abordar assuntos relacionados com a não proliferação de armas atómicas, a luta contra o terrorismo nuclear, a crise financeira e a proposta russa de reformulação da estrutura europeia de segurança.

Os dois presidentes "analisarão com detalhe a problemática norte-coreana e iraniana", especialmente a nova estratégia diplomática de Obama face a Teerão.


Fonte: LUSA

Artigos relacionados:

- EUA querem reiniciar com Irão

- EUA e Rússia reiniciam

Sem comentários: